+55 (47) 3028 3848 / 99712 8008

Uso de Drones na Construção Civil Descubra as Vantagens com Drone

A construção civil nos últimos anos, vem fazendo uso de diversas novas tecnologias, como filmagem e fotografias com drone, de modo a facilitar os processos de planejamento, projeção e criação. Afinal de contas, sem tecnologia não há avanço e nem novidade, certo?

Por isso, os drones ganharam espaço nesse setor, sendo fundamentais em diversas etapas da construção – do início ao fim. Com aplicações diversificadas, em todos os casos só trazem melhorias, principalmente em questões como economia, automatização e produtividade.

Então, continue lendo este artigo para descobrir a importância do uso de filmagem e fotografias com drone nesse setor!

Uso de Filmagem e Fotografias com Drone na Construção Civil

uso-de-filmagem-e-fotografias-com-drone-na-construcao-civil

Até alguns anos atrás, o uso de tecnologias aéreas no setor de construção parecia coisa de filme e não uma possível realidade. No entanto, os drones que surgiram em um ambiente militar, hoje são empregados em diversas atuações. Por exemplo, a Amazon já testou entregas com essa tecnologia.

Desse modo, com a diminuição dos custos desse produto, vem cada dia mais sendo usado em canteiros de obras com diversas finalidades. Como principais, podemos destacar a captação de Vídeos e Fotografias com o uso de Drones, ou seja, hoje é esse dispositivo aéreo que cuida do registro visual, isso porque até poucos anos atrás as fotos e filmagens eram feitas por profissionais pendurados em helicópteros ou outros pontos de difícil e arriscado acesso. Provavelmente, você já consegue imaginar os custos desse serviço, certo? Logo, basicamente apenas obras de grande porte tinha acesso a isso.

Contudo, o cenário muda com o uso de drones proporcionando diversas vantagens como:

  • Redução de custos;
  • Entrada em pontos de difícil acesso;
  • Não há riscos a vida;
  • Maior alcance visual;
  • Equipamentos de alta precisão;
  • Ultra Definição nas fotografias e vídeos;
  • Visualização em tempo real.

Logo, não é difícil perceber quanto o uso de drones na construção civil pode melhorar a qualidade nos serviços e o resultado dos projetos. Com isso, a filmagem e fotografia com drone auxilia ainda mais na venda de imóveis, por exemplo, uma vez que, investe-se ainda, na experiência do cliente.

Aplicações de Filmagem e Fotografias com Drone

aplicacoes-de-filmagem-e-fotografias-com-drone

Agora que você já sabe mais sobre a importância e vantagens do uso dessa tecnologia na construção civil, iremos abordar suas principais aplicações!

1. Fotografia com Drone no Mapeamento:

fotografia-com-drone-no-mapeamento

Antigamente, o mapeamento de áreas a serem construídas eram feitas através do uso de helicóptero como já mencionamos.

Hoje é possível reduzir os custos e tempo com essa etapa do projeto. Isso porque, em poucas horas, até mesmo em minutos o drone é capaz de percorrer grandes áreas. Com isso, você consegue criar imagens e vídeos da área para seu estudo inicial, ao mesmo tempo que diminui os prazos de entrega do projeto.

2. Simulações de Projetos:

Simulações de Projetos:Outra grande utilização da fotografia com drone é para aumentar as chances de vendas através da possibilidade do cliente “ver o futuro”, uma vez que, o mapeamento de obras permite a criação de portfólios. Esses serão utilizados para que o cliente entenda como será feita uma obra.

• No caso de torres residenciais, será possível proporcionar ao futuro morador, a visão antecipada que ele terá da sacada do seu apartamento.

simulacao-de-projetos

Assim como, é possível utilizar isso somados as tecnologias de modelos 3D virtuais e realidade aumentada (RA). Pois, você consegue mostrar como o terreno se encontra agora e como ele ficará ao fim da construção.

3. Monitoramento e Inspeção da Obra

monitoramento-e-inspecao-de-obra

Seja para criação de portfólio ou documentação de uma obra, o drone possui a função de monitorar construção civil. Dessa forma, com a tecnologia é possível acompanhar melhor o processo, além disso, fornecer aos compradores:

  • Relatórios constantes mostrando em fotografias e vídeos com qualidade Ultra HD, a evolução da obra.

Ou seja, isso volta-se a experiência do usuário e aumento das vendas. Além disso, outra vantagem é o uso em inspeções. Uma outra etapa que costuma ser bastante custosa e hoje pode ser facilitada, é a criação de laudos que respeitem:

  • Padrões de qualidade;
  • Leis específicas.

Para ter uma ideia de como funciona essa tecnologia, veja sua atuação em um pequeno vídeo de monitoramento. Estágio inicial e mais avançado.

4. Uso do Drone na Inspeção de Estruturas de Difícil Acesso:

uso-do-drone-na-inspecao-de-estruturas-de-dificil-acesso

Durante a inspeção de obras, o drone consegue capturar imagens para análise de fissuras, vazamentos, avanço na implementação de estruturas metálicas e muito mais.

Além disso, é possível utilizar sensores termais neles, o que traz a identificação de problemas elétricos e infiltrações, bem como, ainda pode ser utilizado para o mapeamento interno, tudo isso de forma mais segura, simples e prática.

5. Mais Segurança e Controle:

A aplicação de filmagem e fotografia com drone na construção civil ainda serve como meio de aumentar segurança e reduzir custos, pois:

  • Controla o uso de EPIs pelos funcionários;
  • Verifica se o trabalho está sendo feito;
  • Detecta problemáticas precocemente.

Com isso, a empresa pode reduzir os custos com retrabalho, seguro e indenizações (processos trabalhistas sem fundamento). Uma vez que, sabe exatamente o que acontece em sua obra. O melhor de tudo é que isso acontece em tempo real de forma automatizada, o que permite diversas tomadas de ação no momento ideal!

6. Filmagem e Fotografia Drone Como Marketing:

filmagem-e-fotografia-drone-como-marketing

Imagem: Zaer Imagens Aéreas – Arte: Azimute Imóveis

Se já não tivesse vantagens suficientes em tudo que falamos até agora, o drone pode ser utilizado em campanhas publicitárias.

  • Lançamentos de imóveis;
  • Imagens aproximadas e com diversos ângulos;
  • Identificação do entorno do imóvel.

Ou seja, você ganha muito mais no quesito conversão em vendas, já que é mais fácil convencer clientes ao mostrar o empreendimento e seu entorno.

Conclusão

Dessa forma, vimos neste artigo como a filmagem e fotografia com drone na construção civil agrega mais valor ao produto. Bem como, é capaz de facilitar diversas etapas do processo de construção, indo desde o seu planejamento, ao mapear a área em campo aéreo.

Até mesmo ao acompanhar e inspecionar o andamento da obra e possíveis problemáticas que evitam:

  • Retrabalho;
  • Riscos de acidentes;
  • Ilegalidades;
  • E muito mais.

E aí, o que você achou do uso dessa tecnologia? Conte para nós nos comentários e compartilhe nas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0%